A Prevenção e Proteção Contra Incêndio é um conjunto de medidas de segurança, utilizadas em diversos tipos de aplicações, com a finalidade de evitar ações e condições inseguras, que possam causar incêndio. Ou seja, se um condomínio não está em dia com seus sistemas de prevenção e combate a incêndio, o valor a ser pago pode chegar a R$ 265 mil, a depender da gravidade da infração. Com o POCI aprovado, o órgão responsável fará a vistoria para verificar se as instalações estão de acordo com o previsto no documento. Neste momento, o Corpo de Bombeiros pode apontar a necessidade de novas medidas de segurança, determinando o prazo para que elas sejam executadas. Sim, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, prevê algumas regras que devem ser consideradas em todo o território nacional em relação à prevenção de incêndios em edifícios. Esse plano é exigido por lei e a sua fiscalização é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros que verifica as instalações e todas as implementações realizadas, a fim de analisar se seguem as exigências das normas vigentes.
Os brigadistas aprendem a participar da prevenção e combate a chamas, além de entender o plano de segurança e o plano de emergência do prédio. As brigadas de incêndio são formadas por funcionários da empresa que são treinados para atuar em situações de emergência. As saídas de emergência são um conjunto de normas e procedimentos que devem ser seguidos em caso de incêndio ou outro tipo de emergência. Extintores de incêndio e saídas de emergência estrategicamente posicionados podem salvar vidas e evitar até o maior comprometimento de toda a estrutura em caso de incêndio. Além disso, o artigo 1.346 do Código Civil estabelece que todas as residências e condomínios devem ter seguro contra incêndio e danos materiais, e que o PPCI é obrigatório para a contratação desse seguro.
© 2021 Fialho Assessoria Em Ppci Gramado Todos Os Direitos Reservados
É importante entender as normas de saídas de emergência para garantir a sua segurança e a dos outros em caso de emergência.
A ocorrência de incêndios em condomínios e edifícios residenciais é mais comum do que se imagina e fica à frente dos imóveis comerciais. Com alto padrão de qualidade, nossas luminárias de emergência são fabricadas com tecnologia de ponta. Sua ação por abafamento ocorre devido a sua capacidade de transformação em vapor, na razão de 1 litro de água para 1.500 litros de vapor. Para início de conversa, é preciso saber que incêndios são divididos em classes e, para cada classe de incêndio, deve ser utilizado um agente extintor adequado. Para facilitar o entendimento, avcb (godotengine.org) elaboramos um fluxograma explicativo sobre como proceder nessas situações. Assim como a maioria das normas, ela também se aplica a condomínios residenciais, prédios e conjuntos habitacionais de todos os tipos e tamanhos.
Além disso, é sempre importante que o profissional suporte a fadiga, reforçando ainda mais, a necessidade de um bom condicionamento físico. O Bombeiro Civil enfrenta situações diversas diariamente e precisa ter controle de suas emoções. No caso de uso residencial, o número de dormitórios é o que define a quantidade máxima de usuários. Uma dica importante é que você deve sempre conferir a norma do seu Estado e seguir suas instruções, pois elas que darão parâmetros para o projeto. O boné é uma peça opcional em algumas situações, mas obrigatória a utilização em eventos e áreas urbanas como parte integrante do fardamento completo. Materiais que possuem características antitérmica, que enfrentem bem o contato com água, suportem irregularidades de solo, lama e outras intempéries são os mais recomendados.
Quais Os Tipos De Saídas De Emergência? Os extintores devem ter registro de inspeção na primeira instalação e, posteriormente, mensalmente. São profissionais de extrema importância, atuando em indústrias, edificações, eventos e mais, prevenindo tragédias como acidentes e incêndios, além de atuar no resgate e primeiros socorros de possíveis vítimas. O material utilizado para as portas das saídas de emergência pode ser alumínio, ferro, vidro ou madeira, e é preciso considerar que o tempo de reação durante uma emergência é um fator de suma importância para salvar vidas. É o bombeiro civil que realiza a inspeção diária de equipamentos de combate a incêndio, além de checar a manutenção e supervisionar atividades que envolvam qualquer risco à edificação. Por isso, é fundamental que a estrutura das escadas e os elementos das saídas de emergência sejam de materiais e espessuras adequados. E é importante se atentar que quanto maior o risco, maior o tempo de resistência ao fogo.
“1) São competentes para assinar projetos de incêndio em ambientes residenciais, comerciais e industriais os seguintes profissionais registrados no Crea: Engenheiros Civis; Engenheiros Mecânicos; Engenheiros de Segurança do Trabalho.
Recent Comments